João de Barro: Voar mas voltar

  

Imagem relacionada




                  Olho para minha janela  e observo um pássaro a pousar no telhado do vizinho. Entre todos aqueles que dançam ao céu, ele é o que mais realiza passos indescritíveis, Tem uma leveza ao alçar voo. Uma perspicácia ao construir seu lar. Uma simplicidade para amar de todo coração. Mesmo que ainda não se saiba com toda certeza que pássaros também amam, acredito que ele comprova que sim.  Possui nome humano e procura por sua amada Maria. João. Não é das cascatas. Não é do mar. Constrói sua história pelos solos firmes e repletos de gotículas de água. Barro. João de Barro. Ah, quem me dera se todos fossem João de Barro. O mundo seria uma grande pintura romântica. Uma obra de Shakespeare que nunca teria um final. Nada de venenos. Nada de loucura. Apenas amor. Assim que esse pássaro, símbolo da fidelidade, encontra sua parceira leva ela consigo a vida inteira. Nem a morte o separa daquele laço. Nem a dor desfaz aquele nó. Apenas a traição o leva a loucura de viver. Tranca-a no seu delicado lar e assim permite com que tudo se vá. Ela e um pedaço de seu coração.

              Acontece que o ser humano quer sempre ser pássaro. Voar para longe. As vezes pensa que outro céu poderá lhe transformar. Fará chegar ao topo. As estrelas se tornariam a única companhia. Porém todo pássaro, por mais que voe, uma hora deve retornar ao chão.  Uma hora deve saber pousar e repousar. Voltar ao lar. Voltar a amar. Ser pássaro qualquer, é passageiro. Uma hora a chuva caíra e as asas pesarão mais que toneladas. Portanto, voar tem seu preço. É preciso sempre saber voltar ao lar. Para o lugar em que alguém te espera. Se for para ser pássaro que seja João de Barro. Aquele que ama mais que voa. Aquele que toca o céu pensando em quem está no chão. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Mais vale um amor que seja verdadeiro do que dois que voam sem direção. 

2 comentários:

  1. Que lindo minha afilhada, nossa tanto sentimento em cada frase, e uma riqueza de ensinamentos e reflexão...Lindo lindo texto continue assim nos presenteando com essa tua mente tão fascinante...Bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Madrinha, por todo o apoio... Beijão

    ResponderExcluir